Dia Mundial da Hipertensão Arterial – 17 de Maio
Maio 17, 2018
0

Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Todavia, deste número, apenas:
50% sabe que sofre desta patologia;
25% está medicado;
11% tem a tensão efetivamente controlada.

O que fazer?

1. Meça a pressão arterial regularmente
Uma vez que a hipertensão arterial geralmente não tem sintomas, controle os níveis da pressão arterial com regularidade.
No caso de adultos saudáveis, recomenda-se a medição da pressão arterial, pelo menos uma vez por ano.
Já a população obesa, diabética, fumadora ou com antecedentes familiares de doença cardiovascular, deve proceder a um controlo mais frequente e de acordo com as indicações médicas.

2. Pratique actividade física, mas evite esforços excessivos
A prática de uma actividade física regular consegue, em muitos casos, uma descida significativa dos níveis da tensão. Escolha exercícios que compreendam movimentos cíclicos (como a natação, a marcha, a corrida ou a dança) e evite esforços físicos bruscos (por exemplo, levantar pesos ou empurrar objectos pesados) que aumentam a pressão arterial durante o esforço.
.
3. Coma de forma saudável e evite o sal
Deixe de utilizar sal de mesa (se ainda o faz) e substitua-o por condimentos alternativos, como ervas aromáticas ou sumo de limão. Evite também todos os alimentos naturalmente salgados ou aos quais tenha sido adicionado sal durante a sua preparação: caso dos enchidos, enlatados, comidas pré-preparadas, aperitivos ou águas minerais com gás. Evite as bebidas alcoólicas e, se tem excesso de peso, procure reduzi-lo através de uma dieta moderada.

Na Clínica Ex Vitam poderá medir a sua tensão arterial. Fale connosco e saiba mais!

Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta