Açúcar. O veneno doce?
Janeiro 23, 2018

Não lhe resistimos nos dias de festa e também é o que nos apetece sempre que a tristeza aperta. Falamos do açúcar, um produto que sabe bem e dá prazer. Mas se consumido regularmente e em demasia provoca obesidade e doenças cronicas graves. É o que está a acontecer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano que passa as doenças não transmissíveis matam 36 milhões de pessoas e destas nove milhões têm menos de 60 anos. Só as doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de 17,3 milhões, seguidas do cancro (7,6 milhões), das doenças respiratórias (4,2 milhões) e da diabetes (1,3 milhões). Portugal não é exceção. No nosso país, a OMS estima que as doenças não transmissíveis sejam responsáveis por 86 por cento da mortalidade total (102 848 óbitos em 2011), sendo as doenças cardiovasculares (37 por cento), o cancro (26 por cento) e a diabetes (cinco por cento) as que mais matam.

Comece a reduzir os açucares através de medidas simples como:
– ingerir menos doces;
– fazer os próprios bolos em casa em vez de os comprar, de forma a controlar o açucar adicionado;
– Evitar a confeção regular de sobremesas doces;
– Reduzir a quantidade de açucar que adiciona ao chá ou café e, se possível, substituir o açucar branco por açucar mascavado;
– Leia os rótulos dos alimentos e escolha apenas aqueles que apresentam menor teor de açúcares simples (referidos simplesmente como teor de açúcares dentro do teor de hidratos de carbono).

Consuma menos açucar e evite a doença!

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade