Curiosidades que não sabe sobre os seus ossos
Julho 18, 2017
0

O esqueleto é uma estrutura fascinante que participa ativamente no nosso metabolismo.

1. Os ossos crescem até aos 20-25 anos e vão-se tornando cada vez mais densos até aos 30. A partir daí a densidade começa a baixar. Nas mulheres, o crescimento ósseo é cerca de 1,5 anos mais precoce que nos homens mas termina também mais cedo.

2. Quando nascemos temos cerca de 300 ossos e acabamos com 206. Mas eles não desaparecem: o que acontece é que nalguns casos (no crânio, por exemplo), há ossos que se fundem entre si à medida que crescemos, transformando-se num só.

3. Quando partimos um osso ele consegue autorreparar-se. Qualquer osso do corpor humano que esteja partido demora 6 semanas a reparar-se e a consolidar.

4. O esqueleto não serve só para manter a estrutura do corpo e ajudar a movimentar-nos. Também protege órgãos vitais como o coração, o cérebro e os pulmões, fabrica células sanguíneas, armazena e regula o stock de minerais indispensáveis para o funcionamento do organismo e tem igualmente uma função de regulação endócrina.

5. O esqueleto feminino é semelhante ao dos homens, com uma única diferença na forma, ângulo e tamanho da pélvis, que nas mulheres está adaptado para o parto. Durante a gravidez, para facilitar o processo de expulsão, o corpo produz uma hormona, a relaxina, que torna a estrutura esquelética da zona pélvica mais flexível e elástica (caso contrário seria impossível a cabeça do bebé passar sem partir tudo pelo caminho…).

6. O fémur (osso da coxa) é o mais longo e o estribo, no ouvido, é o mais pequeno. O osso mais duro do corpo humano é a mandíbula (queixo).

7. O osso é um tecido vivo: está constantemente a gastar-se e a refazer-se, o que significa que aproximadamente a cada década da nossa vida temos um esqueleto novo.

8. Os ossos fazem parte do nosso sistema endócrino, desempenhando um importante papel na regulaçao dos níveis de açucar no sangue e no metabolismo da gordura através da produção da hormona osteocalcina.

9. Todos os ossos se articulam entre si, excepto um: o hióide, um osso em forma de V localizado horizontalmente na base da língua e que serve para ancorar uma série de músculos que usamos para falar e deglutir.

10. A mão (incluindo os dedos e o punho) é o sítio do corpo onde temos mais ossos: 27 em cada mão. No pé só temos 26.

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta