Esteja atento aos sinais de Anemia
Julho 13, 2017
0

A anemia é uma doença muito mais comum do que podemos pensar. Existem várias pessoas que já sofreram ou sofrem de anemia devido a várias causas.

A palavra Anemia significa que existe uma redução dos glóbulos vermelhos e é especialmente comum entre as mulheres jovens (basicamente devido à perda de sangue durante o ciclo menstrual) e em lugares onde a nutrição é pobre.
Como é uma patologia comum, frequentemente é feita a recomendação da toma de ferro. Contudo, a anemia é muitas das vezes culpada de sintomas que não lhe estão diretamente associados. Uma deficiência em ferro não é a única causa de anemia pois existem várias. Quando a anemia se revela com valores significativos, poderá ser associada à fadiga, dor de cabeça, palpitações, falta de ar. Os sintomas tendem a piorar durante o exercício físico, uma vez que, esta prática requer um maior transporte de oxigénio aos músculos. Se a anemia for severa e piorar, os sintomas podem surgir mesmo em período de repouso e podem incluir dificuldade em respirar, confusão sensorial ou letargia. Caso a anemia seja devida a uma hemorragia repentina, não existe apenas um número reduzido de glóbulos vermelhos, mas também uma redução súbita no plasma (a parte fluída do sangue) conduzindo a uma baixa da pressão arterial.

Principais causas da anemia

  • Problema com a produção de glóbulos vermelhos, quando a medula óssea está a produzir pouca quantidade.
  • Problemas com a quebra dos glóbulos vermelhos, quando eles são destruídos mais rapidamente do que são criados (por exemplo, em diversas formas de anemia hemolítica).
  • Problemas com perda de sangue, com hemorragia visível ou de origem interna e mais difícil de diagnosticar.

Nem sempre a anemia resulta da falta de ferro, como muitas pessoas imaginam. Existem outros fatores que podem vir a trazer preocupações se não houver cuidados. É preciso estar atento a qualquer uma das causas, porque a anemia pode esconder outras doenças.

Cuide da sua saúde!

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta