A verdade sobre o protetor solar
Maio 15, 2017
0

Pode pensar que sabe tudo sobre proteção solar, desde o fator de proteção solar que deve usar, aos locais em que o mesmo deve ser aplicado, mas será que sabe a diferença entre o que é mito e realidade? Vamos desconstruir os mitos mais comuns sobre a proteção solar e revela de que forma pode proteger a pele para mantê-la saudável e jovem!

1. “Só as pessoas com pele clara precisam de protetor solar.”
Seja qual for a cor da sua pele deve utilizar protetor solar regularmente. Sempre que estiver desprotegida, a pele pode ser queimada pelo sol, envelhecendo prematuramente. Por isso, certifique-se que protege a pele com um protetor solar adequado.

2. “Se o protetor solar for à prova de água, não é necessário voltar a aplicar.”
O termo “à prova de água” é enganador e não deveria surgir nos rótulos dos protetores solares, dado que pela sua natureza este produto sai da pele quando imerso na água. Em vez disso, utilize protetores “resistentes à água”, já que neste tipo de produtos normalmente está indicado o período de tempo em que o protetor atuará desde a aplicação, quer esteja a nadar ou a fazer exercício físico. Por exemplo: FPS 15 – Resistente à água durante 40 min.

3. “Os protetores solares só devem ser aplicados em determinadas zonas do corpo.”
Deve aplicar-se protetor solar em todas as zonas do corpo expostas à radiação solar, incluindo pés, orelhas, costas, braços, pernas, pescoço, etc. A maioria das pessoas preocupa-se apenas com o rosto para evitar o aparecimento de rugas e rídulas, no entanto, existem muitas outras zonas, como os ombros, as mãos e as pernas, que são também vulneráveis aos danos provocados pelo sol, e onde podem surgir manchas de idade. Andar com um pequeno frasco de protetor no seu carro ou mala vai ajudá-nos a aplicar o produto regularmente.

4. “Se a minha maquilhagem incluir um fator de proteção solar, não preciso de aplicar outro.”
A maquilhagem com Fator de Proteção Solar é frequentemente aplicada de forma desigual, por exemplo, uma pincelada rápida de blush ou de base não é suficiente para proteger a pele adequadamente. Embora tenha uma vantagem adicional, é importante usar também o protetor solar. Utilize um creme hidratante diário com FPS 30 e com proteção UVA e UVB.

5. “Os protetores solares para adultos não são tão eficazes como os protetores para crianças.”
Os protetores para adultos e crianças contêm os mesmos ingredientes ativos e os mesmos níveis de proteção. No entanto, existem fórmulas diferentes, como as mais suaves para crianças e para pessoas com a pele sensível, por exemplo, protetores sem fragrância ou sem adição de parabenos.

6. “Pode utilizar o protetor solar que comprou o ano passado.”
.O protetor solar não é uma necessidade sazonal, é importante proteger a pele durante todo o ano, por isso, se aplicar protetor solar todos os dias, não terá restos. Verifique sempre as datas de validade, já que os protetores solares também perdem a eficácia ao longo do tempo.

Use protetor solar de forma adequada!

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta