O poder do pilates nas crianças
Maio 9, 2017
0

A saúde das crianças de hoje é comprometida por uma cultura de conveniência que as torna mais sedentárias, sendo um fator de risco para o desenvolvimento da criança.

Outros fatores, como a ausencia de uma alimentação adequada, a falta de exercício físico, as más posturas na cadeira da escola, em casa, para comer, estudar, o transporte excessivo de peso dos livros e mochilas e também por hábitos como ver muita televisão, jogar consolas ou até mesmo estar muito tempo deitado, são fatores que poderão provocar nas crianças alterações posturais, stress, falta de concentração e obesidade.

Em todo o caso, a prática de exercício físico na infância é a medida mais importante para prevenir essas alterações, sendo o método de Pilates uma poderosa ferramenta.

Enquanto a popularidade de Pilates entre adultos é bem narrado, um programa de exercícios também pode oferecer uma grande variedade de benefícios para crianças.
São eles:

1. CONCENTRAÇÃO
É uma modalidade recomendada para crianças com défice de atenção, pois o desenvolvimento do exercício melhora a concentração.

2. POSTURA
Aperfeiçoa o alinhamento postural criando assim uma consciência de postura. Através deste método, as crianças podem ganhar consciência do seu corpo e aprender a mover-se de forma eficiente e adequada.

A postura, a maneira como andam e a forma de se curvar, por exemplo, são fatores que o Pilates pode ajudar a estabelecer como princípios corretos do movimento que as crianças usam para suas vidas inteiras.

Também irá criar uma musculatura equilibrada, que pode aliviar a dor e reduzir o potencial de lesão agora e como eles continuam a crescer, até à idade adulta.

3. PREVENÇÃO DA OBESIDADE
O pilates é um método com exercícios completos que originam um gasto calórico significativo. A prática desta modalidade, assim como a prática de qualquer uma que implique exercício físico vai ajudar a reduzir o sedentarismo e a contribuir para a redução dos índices de obesidade infantil.

4. FORÇA E FLEXIBILIDADE
Evita lesões, as crianças flexíveis e fortes estão mais preparadas para o desporto e não se magoam tanto quanto crianças que não tiveram uma preparação muscular.

5. CONVÍVIO
A prática em questão vai além das movimentações corporais e da procura do equilíbrio ou da consciência corporal. Na verdade, o Pilatesnas crianças proporciona troca de experiências promovendo o convívio social, bem como, a melhoria de aprendizagem.

Ajuda, então, na socialização da criança desenvolverndo a autoestima, a autoconfiança, o que ajuda a interagir com outras crianças e adultos e a integrar-se com outras atividades como teatro, dança, música entre outras tantas realizadas em grupo.
.

QUANDO COMEÇAR?

O Pilates infantil é uma modalidade que poderá ter o seu início a partir dos 4 anos, embora surjam opiniões de que estas idades são mais propícias para saltar, correr, e praticar actividades ao ar livre … mas claro que tudo isso também depende do interesse e da vontade da criança.

Há profissionais que trabalham apenas com idades superiores aos 8 anos.

Visite-nos e saiba mais sobre as nossas aulas de pilates!

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta