Vitamina D
Fevereiro 9, 2017
0

A vitamina D é também conhecida por “vitamina do sol”. Mas, embora o sol não esteja propriamente a banhar-nos com a sua vitamina, os seus raios UV reagem com determinados compostos existentes na pele produzindo a vitamina D no organismo. Esta vitamina tem um papel bastante importante. Por exemplo, é responsável por manter os ossos saudáveis ao permitir que o nosso corpo assimile o cálcio e é responsável por manter o peso controlado, diminuir o risco de doenças como a osteoporose, doenças do coração e ainda a gripe.

 

O défice de vitamina D pode revelar alguns sintomas como: cansaço, fraqueza, dores nos ossos, enxaquecas, tristeza e até depressão. Devido à menor exposição ao sol durante os meses do inverno, é nesta fase que se deve ter mais atenção aos níveis de vitamina D no sangue. Como esta é uma fase propícia a constipações, gripes e doenças relacionadas com a imunidade mais fraca, é necessário ter a certeza que se compensa a vitamina D de outras formas.

 

Aqui estão 4 alimentos que deve ingerir com mais frequência durante o Inverno ou caso esteja com falta de vitamina D

  • Cogumelos: São ricos em vitamina D e a razão é simples: funcionam de forma semelhante à nossa pele e usam o sol para gerar esta vitamina.
  • Ovos: Além de terem poucas calorias, os ovos têm vitamina D! Embora não seja uma quantidade realmente significativa, não custa adicionar um ovo às suas refeições.
  • Peixes gordos: Os peixes gordos, como é o caso do salmão ou da truta, têm mais gordura que outros, no entanto, é uma gordura saudável. Além disso, contêm muita proteína e numa posta de salmão vai consumir a dose diária suficiente de vitamina D.
  • Alimentos fortalecidos: O nome de alimentos fortalecidos vem da ideia de combinar o cálcio à vitamina D, que de acordo com alguns nutricionistas, devem ser ingeridos juntos. Exemplos desses alimentos é o leite, os cereais e até o sumo de laranja. Todos estes alimentos tendem a ser fortificados com vitamina D. 

 

Embora não sejam alimentos, existem vários suplementes vitamínicos que podem ser tomados de forma a reforçar as vitaminas no corpo.

 

Se sentir que os seus sintomas podem ser pela falta de Vitamina D procure o seu médico e faça o exame para confirmar. Esperamos que o seu inverno seja repleto de vitamina D, de preferência gerada pelo sol! Mas, se não conseguir usufruir dos raios solares, já sabe o que fazer.

 

 

A Clínica Ex Vitam 

A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta