Batata Doce e os seus benefícios
Fevereiro 7, 2017
0

A batata doce é uma planta nativa da América. Era cultivada pelo índios do México e Perú tendo sido levada pelos portugueses para África e Ásia e posteriormente se espalhado pela Europa. A batata doce nasce como raiz de uma planta, mas é diferente da batata, comum possui uma firmeza maior e é mais doce.

Existem vários tipos de batata doce e a diferença entre os mesmos é a intensidade da cor que está diretamente relacionada com o índice de beta-caroteno que possui. O beta-caroteno, mais presente na variedade amarela ou avermelhada, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A. A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, libertando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito a hormona da insulina (responsável pelo aumento da fome e pela acumulação de gorduras). Rica em fibras, é também fonte de ferro e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina A, C e E.

10 benefícios da batata doce

  • Fornecer energia para o treino, e auxilia no ganho da massa muscular porque liberta lentamente a glicose no sangue;
  • Ajuda a controlar os diabetes porque tem um baixo índice glicêmico;
  • Porque tem uma boa quantidade de vitamina A, fortalece o sistema imunológico, age como antioxidante ajudando na manutenção dos ossos e ajuda a prevenir alguns tipos de cancro;
  • Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido ao seu teor de fibras;
  • Faz bem à pele graças à vitamina E;
  • Auxilia na formação de colagénio, previne a anemia, regula a tensão arterial e reduz as cãibras graças à vitamina C;

Opte por introduzir a batata doce na sua alimentação!

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta