Acne
Janeiro 20, 2017
0

A acne é um problema de pele causado pelo aprisionamento de sebo nos folículos pilossebáceos, o qual afeta, na maioria dos casos, adolescentes e jovens, mas também alguns adultos.
Os locais em que aparece com mais frequência são a face mas também o peito e a parte superior das costas. Se sofre de acne, o que não deve comer é algo que vai querer saber.
Além dos cuidados básicos de higiene, também a nível alimentar há cuidados a ter para combater este problema.

O QUE NÃO DEVE COMER

Estudos realizados concluíram que quem sofre de acne, não deve comer alimentos ricos em açúcar, ácidos gordos ómega 6 e lacticínios, visto que são alimentos que podem contribuir para o agravamento da acne.

1. Leite e derivados
Embora possam ser uma boa fonte de proteína, minerais e vitaminas, os lacticínios, em particular o leite, parecem agravar o aspeto da acne. Alguns estudos sugerem que algumas proteínas e hormonas presentes nestes alimentos possam atuar no organismo e despoletar uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

2. Alimentos ricos em açúcar
Uma dieta rica em açúcares e outros alimentos de elevado índice glicémico provoca um aumento acentuado da glicemia, que, por sua vez, promove a libertação de uma elevada quantidade de insulina. Ora, como a insulina tem a capacidade de aumentar a ação das glândulas sebáceas, tornando a pele mais oleosa e tapando os poros, um aumento persistente nos níveis de insulina poderá ter um papel relevante no desenvolvimento e agravamento da acne.

3. Alimentos ricos em gorduras e ómega 6
Se sofre de acne, aumente a ingestão de alimentos ricos em ómega 3, como peixes gordos, frutos secos, sementes, ovos e outros alimentos enriquecidos e evite óleos vegetais ricos em ómega 6.

O QUE DEVE COMER

1. Zinco
Evidência científica recente sugere que a maioria das pessoas que sofre de acne tem deficiência de zinco. O zinco é um mineral importante na regulação da função hormonal e na prevenção de desequilíbrios que podem ser responsáveis pelo aparecimento de acne. Assim, se sofre de acne, além do que não deve comer, aumente a ingestão de alimentos ricos neste mineral, como o marisco, frutos secos e carnes magras.

2. Vitamina A
A vitamina A, é uma vitamina muito importante para manter a pele saudável, na medida em que ajuda a controlar a produção de sebo. Esta vitamina está presente no fígado e ovos, enquanto o betacaroteno, que um percursor da vitamina A com potencial antioxidante, é fornecido por alimentos como batata-doce, cenoura, abóbora, alperce e as manga.

3. Vitaminas do complexo B
Pensa-se que várias vitaminas do complexo B, normalmente fornecidas por uma dieta equilibrada rica em fruta e hortícolas, previnem o aparecimento de acne e tornam a pele menos gordurosa.

4. Vitamina C
A vitamina C presente na maioria das frutas e legumes, mais precisamente nos citrinos, é um potente antioxidante que fortalece o sistema imunitário, ajudando a prevenir infeções. Além disso, é ainda essencial à síntese de colagénio, uma proteína importante para a cicatrização das lesões provocadas pela acne na pele e para a elasticidade dos tecidos.

Em suma, ter uma dieta equilibrada, reduzir o consumo de gorduras, lácteos e açúcares, assim como manter uma boa rotina de limpeza e cuidado da pele, são os seus melhores aliados para dizer adeus à incomodativa acne e ficar com uma pele suave e sem imperfeições.

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta