A Massagem do Bebé
Novembro 8, 2016
0

A Massagem do Bebé engloba um conjunto de técnicas que se aplicam a qualquer criança a partir dos zero meses. Este tipo de massagem apresenta inúmeras vantagens e os benefícios não se limitam só ao nível fisiológico.
Durante a execução da massagem, a Clínica Ex Vitam permite que os pais estejam presentes, permitindo a aquisição de conhecimentos para posteriormente poder aplicar aos seus bebés.

Os objetivos desta massagem são:

1. Estimular
A massagem permite a estimulação de: sistema circulatório, sistema digestivo, sistema hormonal, sistema imunitário, sistema linfático, sistema nervoso, sistema respiratório, sistema vestibular (coordenação e balanço), desenvolvimento da linguagem, melhoria das capacidades de aprendizagem, desenvolvimento muscular e tónico, crescimento, eliminação, integração sensorial, ligações entre neurónios (a massagem promove e acelera o crescimento do revestimento de mielina) e consciência mental/corporal.

2. Aliviar
A massagem pode ajudar a aliviar: gases e cólicas, obstipação, dores gastrointestinais (digestivas), muco em excesso, dores de crescimento, tensão muscular, desconforto dos dentes, desorganização do sistema nervoso, sensibilidade ao toque, tensão física e psicológica.

3. Interagir
A interacção inclui: promoção do “bonding”, promoção de uma vinculação segura, comunicação verbal e não verbal, tempo de qualidade para a família, competências comunicacionais pré-linguísticas, atenção unilateral, sentimento de respeito, o uso dos cinco sentidos, amor, tolerância, toque nutritivo, contacto precoce com ambos os pais, empatia e imitação.

4. Relaxar
O Relaxamento pode ser demonstrado através de: melhoria nos padrões de sono, ajuda a normalizar o tónus muscular, aumento da flexibilidade, regulação dos estadios comportamentais (melhoria da capacidade de se acalmar, ou seja, auto-regulação) e diminuição da hipersensibilidade ou menor hiperactividade.

Contacte-nos e fique marque já a massagem para o seu bebé.

A Clínica Ex Vitam
A sua saúde é a nossa prioridade

Deixe uma resposta