8 Alimentos para combater o stress
Outubro 18, 2016
0

Há quem diga que a alimentação muda tudo na nossa vida, por isso, se diz que somos o que comemos. A crescente preocupação com a alimentação tem ganho terreno em Portugal e, faz todo o sentido, adaptarmos a nossa alimentação também para combater o stress através da seleção dos alimentos que podem reduzir o stress.

 

Muitas pessoas sofrem diariamente uma boa dose de stress no trabalho. Se por um lado, nos ajuda a manter o foco nos objetivos laborais, por outro lado o excesso pode criar tensão, angustia, ansiedade, medo e vários problemas de saúde.

 

Então, para combater o excesso de stress devemos elevar, com ajuda dos alimentos, os valores da serotonina e da dopamina. O primeiro é um neurotransmissor, alojado no cérebro, que nos deixa alegres e bem humorados, o segundo é um químico que nos ajuda a acalmar. Os alimentos que nos ajudam a combater o stress são habitualmente ricos em aminoácidos triptofanos, a teobromina e tirosina são grandes ajudantes na produção de serotonina, endorfina e dopamina, responsáveis pelo nosso bem-estar, relacionadas a estados de alegria, prazer e calma.

 

Os alimentos que devem ser promovidos em alturas de maior stress são:

  1. Legumes e frutas verdes
  2. Proteínas
  3. Laticínios
  4. Ácidos Gordos
  5. Antioxidantes
  6. Chocolate
  7. Abacate
  8. Banana

 

 

A Clíncia Ex Vitam

A sua saúde é a nossa prioridade.

Deixe uma resposta