Dia Nacional da Artrite Reumatoide
Abril 5, 2019

É uma doença reumática crónica de etiologia desconhecida, que afecta mais de 2 milhões de pessoas.
Além do tratamento médico, manter hábitos de vida saudável, como actividade fisica regular e uma alimentação saudável e equilibrada são muito importantes para manter os sinais e sintomas da artrite reumatoide, sob controle.

Previligie alimentos como:

1. Frutas vermelhas – a cor vibrante dessas frutas é dada pela antocianina, uma substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
2. Abacate – é rico em luteína substância que combate a ação dos radicais livres. Contém também vitamina E, um micronutriente que tem efeito anti-inflamatório.
3. Vegetais – principalmente os que possuem folha verde escura, como bróculos, espinafres, rúcula que, são ricos em cálcio, vitaminas A, C e K.
4. Oleaginosas – como possuem gorduras de boa qualidade, elas auxiliam na proteção das articulações. Uma a duas colheres de sopa por dia é o suficiente. Alguns exemplos de oleaginosas: amêndoas, nozes, linhaça e chia.
5. Cebola, alho – a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola.
6. Peixes – o Ômega-3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória.

Piores alimentos para artrite reumatoide

Se existem bons alimentos para artrite reumatoide, também existem os que podem prejudicar, pois são capazes de piorar a inflamação causada pela doença. Veja quais são os alimentos que deve evitar:

1. Sal e açúcar – Quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com A.R.
2. Gordura saturada – presente em produtos industrializados, e pré-confecionados, agravam o processo inflamatório da doença.
3. Bebidas alcoólicas – o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

A sua saude é a nossa prioridade!